Geral

Capacitação para fortalecimento do turismo regional é realizada pela Setur/ES em São Gabriel da Palha

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) realizou em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta quarta-feira (20), realizou a abertura do Programa Estadual de Gestão de Turismo, com uma capacitação para gestores do turismo como tema “Oportunidades e Desafios para Gestão Regional do Turismo”, e reuniu empresários do setor hoteleiro, agroturismo, gastronômico e representantes da região Pedras, Pão e Mel; o encontrou aconteceu em São Gabriel da Palha e teve a presença da secretária estadual de turismo Lenize Loureiro, do secretário municipal de turismo Reuque Milke, do secretário de Cultura do município, Luiz Vial, do prefeito Tiago Rocha e representantes dos municípios de Boa esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Ecoporanga.

A secretária de Turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro falou sobre a necessidade trabalhar em conjunto com os municípios para o desenvolvimento das regiões turísticas fortalecendo o turismo local para que se aproximem trazendo cada vez mais possibilidades. “As regiões turísticas têm que ser trabalhadas de forma que os municípios se aproximem trazendo cada vez mais possibilidades. Formar cada vez mais oportunidades para aproximação desses empreendedores para que eles se encontrem com o poder público e possam formular essas políticas de aproximação e de fato a promoção do turismo”.

“Ter a população convicta que o turismo é uma possibilidade real de renda para as pessoas, além da tradicional cultura do município do café, tudo isso já existe, mas pode vir muito mais pelas mãos do turismo dos empreendedores, criando oportunidades para as pessoas. Eu penso que quando a população deseja o turismo e dá as mãos e planeja, faz um diagnóstico de onde ela quer chegar e realmente vai ao encontro dessas metas, faz toda diferença. Não existe como nós divulgarmos, por exemplo, um destino turístico sem haver esse desejo da população de que essa cidade, essa destino turístico Estadual e um dia até sendo destaque de referência de destino nacional. Esse espaço só são dados quando a população abraça essa vontade de fazer o turismo acontecer, então não tenha dúvida que o Conselho Municipal de Turismo, por exemplo, é um elemento fundamental fortíssimo de aproximação desses atores e deliberação sobre os caminhos que nós precisamos fazer o turismo na cidade de São Gabriel e em outras cidades da região turística como um tudo,” completou a secretária.

“A vinda da Secretária de Turismo, Lenise Loureiro, com a equipe do Sebrae e da Secretaria de Turismo para nós da região é essencial para mostrar nossa vocação, para mostrar nossas áreas, nossas belezas da cidade e atrair o investimento do Governo do Estado”, comentou Reuque Milke, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.



O secretário de Cultura de São Gabriel da Palha, Luiz Vial, disse que o encontro tem um importante objetivo, o crescimento. “O evento que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo é muito importante, é uma chance da gente empreender aqui no nosso município, também acompanhando o que tem sido feito na região para crescermos. Hoje o encontro é para somar ideias, ver novas metodologias para aplicar no município para desenvolver nosso turismo”, comentou.

“Primeiramente quero agradecer e destacar a importância da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que vem incentivando a todo tipo de infraestrutura, qualificar e melhorar a qualidade de vida do cidadão gabrielense. Venho como representante da Prefeitura prestigiá-los,  o momento é de vocês, é muito bom ver aqui os nossos empresários dos hotéis, restaurantes, fabricantes de café, do Sicoob e sítios como Nova Galileia e Parque da Ilha”, comentou o prefeito Tiago Rocha.

Categorias
GeralNotíciasRegional