Estado

Casagrande anuncia mais 20 leitos de UTI para tratamento de covid-19 no Hospital São Lucas

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na noite desta segunda-feira (22), a entrega de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para o tratamento de pacientes com covid-19. Os leitos serão disponibilizados no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, a partir da manhã desta terça-feira (23). A expansão faz parte do programa estadual “Leitos para Todos”.

Durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais, Casagrande lembrou que o Espírito Santo chega a 816 leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19. A programação é de que o Estado tenha 900 leitos de UTI covid até o final de abril. No entanto, a taxa de ocupação está no patamar mais elevado desde o início da pandemia.

“Chegamos hoje a 744 leitos de UTI ocupados, o sistema público está pressionado e o particular também. Estamos abrindo e atendendo a todos que necessitam de leito. No entanto, por mais que a gente abra novos leitos não podemos garantir que com a ocupação aumentando nessa velocidade se teremos leitos para todos.  Os hospitais estão sobrecarregados e os profissionais de saúde estão exaustos”, pontuou o governador.



Casagrande reforçou a importância de a população seguir as medidas adotadas na quarentena de 14 dias no Estado. “A quarentena não é brincadeira e nem para gerar polêmica. Ela serve para interromper a transmissão do vírus. É preciso que a gente compreenda o momento em que estamos vivendo. Pode chegar uma gora que não teremos mais equipamentos, insumos e profissionais de saúde. A velocidade da ocupação dos leitos é superior à abertura dos leitos. Ou a gente se cuida ou corremos o risco de vermos pessoas perdendo a vida sem necessidade, por falta de atendimento. Estamos fazendo um esforço gigantesco para atendermos a todo mundo”, destacou.

Os novos leitos fazem parte das obras do Bloco 4 do Hospital São Lucas, onde serão disponibilizados, ao todo, 30 leitos de UTI covid-19, com investimento de R$ 4,6 milhões em equipamentos para a abertura. A previsão é que os demais leitos sejam abertos nos próximos dias. A unidade manterá o perfil de Urgência e Emergência, entretanto, com a disponibilidade de leitos de UTI para retaguarda das referências estaduais no atendimento aos casos graves da covid-19, com vagas reguladas pela Central Estadual de Regulação.

“Utilizaremos as estruturas existentes com o projeto inicial realizado pelo DER para a necessidade que encontramos hoje no Estado, devido ao aumento dos casos da covid-19″, explicou o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa.

Para a diretora-geral do HEUE, Melina Ferrari, os novos leitos de UTI representam um esforço coletivo de toda a equipe do hospital junto ao Governo do Estado para a operacionalização dos novos leitos, ampliando a assistência aos capixabas. “Entendemos que, no momento, os leitos são imprescindíveis para dar prosseguimento à estratégia de oferecer cuidados aos capixabas. Estamos comprometidos em fornecer um tratamento da melhor qualidade aos pacientes que chegarem precisando do nosso serviço”, reforçou a diretora do hospital. (Portal Governo ES | Fotos: hélio Filho – Secom)

Categorias
EstadoNotícias