Em destaque

Companhia do Bombeiros em Nova Venécia realiza treinamento com cães farejadores

Na manhã desta quarta-feira a equipe K9 da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros Militar realizou, em Nova Venécia, mais um treino de busca e resgates com os cães da unidade, e seus guias. O treino foi realizado na trilha da Gameleira, sentido Pedra do Elefante, simulando uma vítima perdida na mata. Outro treino também foi realizado numa fábrica de manilhas tentando simular uma possível vítima presa em estruturas colapsadas.

A equipe de treinadores composta pelo tenente Davi Pedroza, sargento Fortes e sargento Lemes, é responsável por esse tipo de atuação em grande parte do Norte do Estado. São três cães, um em formação, o cão Abá com um ano de idade; o cão Fire, já certificado e a cadela Belle, também certificada.

De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros, tenente David Pedrosa, o treino constante é necessário para a manutenção da atividade em pronto emprego: “Pois nunca sabemos quando será preciso o emprego dos cães na busca e resgate de vítimas”, disse.

Ele explicou que a maior incidência do emprego dos cães se dá em mata fechada, quando a vítima tem problemas mentais e acaba se perdendo ou, também, muitas das vezes foge para não ser encontrada. O emprego do cão também é usado quando a vítima entra em surto psicótico e se desloca para a mata na tentativa de um possível suicídio.

Categorias
Em destaqueNova Venécia