Economia

Economia dos EUA deve ter turbulência depois das eleições

Independentemente de quem vencer a eleição de ontem nos EUA, a economia americana corre o risco de passar por um período de turbulência nos próximos meses, devido à pandemia de covid-19 e, principalmente, no caso de não haver mais um pacote de estímulo, que proteja as empresas e os trabalhadores.

Economistas preveem riscos mais iminentes, no caso de um impasse eleitoral, e outros mais persistentes, devido ao agravamento da pandemia no país, que deve levar a mais desemprego e falência, se um pacote não for aprovado. “Se demorar muito para termos resultados [da eleição] e as incertezas se prolongarem, teremos consequências negativas, com bastante estresse nos mercados até uma definição”, diz Mauro Guillén, economista político da Universidade da Pensilvânia. “Se houver algum elemento adicional, como protestos ou distúrbios violentos, isso trará volatilidade ainda maior.”

De maneira geral, afirma John Canavan, da consultoria Oxford Economics, o mercado está preparado para a possibilidade de levar alguns dias para se saber quem é o próximo presidente. “Mas, se começar a passar muito tempo e a dúvida persistir ou a disputa for levada para a Justiça, veremos forte revés no mercado de ações e nas bolsas, revertendo o rendimento dos Treasuries”, diz. “Poderia afetar ainda a confiança do consumidor, desacelerando o gasto das famílias até haver um resultado. Mas serão reações de curto prazo, que não terão impacto muito duradouro na economia.”



Categorias
EconomiaMundo
------- PUBLICIDADE -------

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


silk pantiescolored contactscolored contact lensesmakeup brushescolor contactsnail stickerscolor contact lenseshalloween contactscoloredcosplay contactsprescription colored contactsred contactsblack contactsbuy contact lenses onlineblue contactsnon prescription colored contactshalloween contactshalloween contact lensesanime halloweenprescription halloween contacts