Estado

Escola Viva é inaugurada com mais de 640 vagas para estudantes da Serra

Mais uma unidade do programa Escola Viva entrará em funcionamento neste ano: o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Dr. Getunildo Pimentel, em Novo Horizonte, no município de Serra. A unidade foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (03), pelo governador Paulo Hartung, o prefeito Audifax Barcelos e o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

“É uma alegria enorme estar aqui e inaugurar essa obra tão importante na Serra. Com o nome da escola, estamos homenageando uma pessoa que me acompanhou no início da minha vida política, o Dr. Getunildo Pimentel, que foi uma pessoa muito querida e trouxe muitas conquistas para o povo da Serra. A escola é um verdadeiro palácio da educação, aqui estamos abrindo uma porta de oportunidades para os nossos jovens. Não tem instrumento mais poderoso no mundo do que o conhecimento. Estamos em época de Copa do Mundo e é claro que eu torço pelo Brasil, é claro que eu me emociono com um jogo como o de ontem, mas o campeonato que eu quero ganhar não é um campeonato de futebol. O campeonato que eu quero ganhar é tornar o Espírito Santo o melhor provedor de jovens qualificados do País”, destacou o governador Paulo Hartung.

A família do Dr. Getúlio Pimentel esteve presente durante a inauguração e emocionado o filho dele falou sobre a homenagem. “Estamos muito honrados de estar aqui hoje. Meu pai amava muito a Serra e deixou marcas importantes nesse município, em prol da Serra e do Espírito Santo”, contou Getúlio Pimentel.

A Escola Viva Dr. Getunildo Pimentel fica em Novo Horizonte, na Serra, e vai iniciar as atividades, em tempo integral, no dia 23 de julho, abrindo 640 vagas para estudantes da 8ª e 9ª série do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas.

Em Serra, essa é a segunda unidade do programa. A primeira é a Escola Viva Joaquim Beato, localizada no bairro Planalto Serrano, com capacidade de atendimento de até 720 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A nova unidade é composta por 16 salas de aula; sala de professores, biblioteca; sala de artes, dois laboratórios de informática; laboratório de Física/Química; laboratório de Biologia/Matemática; auditório; sala de recursos, vestiários, anfiteatro e quadra poliesportiva coberta. As obras foram realizadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) com investimento de R$ 12 milhões.

“Estamos entregando essa belíssima escola. Crescemos a oferta de Ensino Médio em todo o Estado. Na Serra, são 25 escolas públicas ofertando Ensino Médio em tempo parcial e essa é a segunda com oferta de educação integral. A primeira foi implantada em 2016, em Planalto Serrano, com a Escola Viva Joaquim Beato. Essa é a 32ª unidade Escola Viva que entra em funcionamento e são 20 mil vagas à disposição da juventude em todo estado. Estamos muito felizes com mais essa entrega. Essa é umas das 51 obras de escolas que recebemos paralisadas em 2015 e que com muito esforço retomamos uma a uma. Das 51, até o final de 2018, serão 46 escolas entregues e cinco estarão em obras”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

As estudantes Carolaine de Jesus Silva e Jamilly Victoria Barbosa estão ansiosas para iniciar as atividades na nova unidade. “A escola ficou linda e eu quero muito estudar aqui. Vai uma experiência maravilhosa. Quero ser protagonista da minha vida fazendo parte dessa escola”, contou Carolaine.

O diretor Claudio Santiago contou que a conquista é muito relevante para todos. “A unidade Escola Viva vai trazer grandeza para o bairro Novo Horizonte, pois teremos muitos sonhos e projetos de vida de jovens sendo construídos aqui, com profissionais de altíssimo gabarito para poder fazer com que os sonhos desses estudantes sejam realizados da melhor maneira possível. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse Santiago.

Categorias
EstadoNotícias
FACEBOOK