Economia

Fechamento das fábricas de roupa em São Gabriel da Palha gera desemprego e prejuízo para a economia do município

A paralisação das fábricas de roupa em São Gabriel da Palha devido ao decreto do Governo do Estado como medida preventiva para evitar aglomeração de pessoas e ao mesmo tempo o contágio do coronavírus (covid-19), já  mostra reflexo na economia do município. São Gabriel da Palha é  considerado o terceiro maior pólo de confecção do Espírito Santo, um levantamento feito pelo Portal Momento aponta que as 80 fábricas que existem no município empregam cerca de 3.200 pessoas.  A confecção e o café  são a base da economia e movimentam a arrecadação.

Com o decreto do Governo do Estado estabelecendo o fechamento do comércio para evitar a aglomeração de pessoas sujeitas a contrair o coronavírus, manifestações foram feitas nas redes sociais pedindo o fechamento das fábricas. “Não entendo porquê o comércio para, as fábricas não, é nos salões das fábricas que está o maior número de pessoas algomeradas, será  que eles são imunes ao coronavírus?”, questionou um internauta nas redes sociais. As manifestações ganharam força e pressionaram os empresários do setor que começaram a paralisar as atividades.

Com o fechamento, as fábricas começaram  a cair a produção e sem ter uma segurança por parte do Governo, uma das medidas para cortar despesas foi a demissão  de alguns funcionários, a estimativa é  que no total 500 funcionários fiquem desempregados no município. Uma das fábricas de menor porte com 45 funcionários  por exemplo, demitiu 100{54aed5f4fddb6d735aeea9fa8da5693000eabce0382a3ccc21c416a10a0f3b2b}.



O vice-presidente do Sinvesco, Gilberto Holz disse que algumas fábricas já  paralisaram os serviços atendendo as recomendações da vigilância sanitária e que o desemprego é  inevitável,  “Nós do Sinvesco estamos reunindo com a Findes, Sindvest para chegarmos no que é melhor para o funcionário e também para o patrão, eu oriento aos empresários que adotem a demissão somente em último caso, estamos em conversa com a bancada federal e vamos aguardar o posicionamento do ministro da economia Paulo Guedes”, disse Holz.

O secretário de finanças de São Gabriel da Palha, Anderson Sodré disse que um dos grandes impacto dentre outros causado pela paralisação das fábricas é o desemprego, segundo ele caso haja um grande número de desempregados, as pessoas deixarão de efetuar suas comprar no comércio e isso afetará  diretamente a arrecadação municipal, provocando também um grande problema social, nesse caso a intervenção do Governo Federal seria inevitável.

Categorias
EconomiaNotíciasSão Gabriel da PalhaUrgente
------- PUBLICIDADE -------

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


silk pantiescolored contactscolored contact lensesmakeup brushescolor contactsnail stickerscolor contact lenseshalloween contactscoloredcosplay contactsprescription colored contactsred contactsblack contactsbuy contact lenses onlineblue contactsnon prescription colored contactshalloween contactshalloween contact lensesanime halloweenprescription halloween contacts
close