Juri Popular condena homem a 34 anos de prisão por homicídio ocorrido em 2021 em São Gabriel da Palha

Keslley Eduardo Correia da Silva foi condenado a 34 anos, um mês e 15 dias de prisão pelo assassinato de Vagner Barbieri Barbosa, ocorrido em 10 de abril de 2021, na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (21) no fórum do município. De acordo com o Ministério Público, o crime contou com a participação de uma adolescente de 13 anos na época, que era namorada do réu e sobrinha da vítima.
Conforme a sentença, assinada pelo juiz Paulo Moisés de Souza Gagno, Keslley recebeu 24 anos por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e por dificultar a defesa da vítima, 6 anos e 3 meses por tráfico de drogas e 3 anos, 10 meses e 15 dias por associação para o tráfico. O magistrado destacou que o acusado “agiu com culpabilidade exacerbada”, já que Vagner foi executado ajoelhado ou sentado, com três tiros na cabeça. A decisão também ressalta o impacto do crime na família da vítima, que precisou mudar de residência.
Durante o julgamento, a defesa tentou alegar negativa de autoria no homicídio e buscou aplicar a tese de homicídio privilegiado, que reduziria a pena. No entanto, o júri rejeitou ambas as estratégias. A defesa também negou o envolvimento do réu com os crimes de tráfico e associação, mas os antecedentes criminais anteriores pesaram na decisão.
Segundo a investigação policial da época, a motivação do assassinato estava ligada ao descontentamento da vítima em relação às companhias da sobrinha, chegando a monitorar as conversas dela no celular. O então delegado do caso, Rafael Caliman, afirmou que, após ser confrontada na delegacia, a adolescente confessou a participação no crime e revelou que o namorado era um dos autores do homicídio. Além disso, durante as diligências realizadas após o crime, a polícia apreendeu drogas, materiais de embalo, balança de precisão e anotações relacionadas ao tráfico em um dos endereços ligados ao réu.