Geral

Madrugada de Apagão e infrações de trânsito na via pública em São Gabriel da Palha

Na madrugada desse sábado (2), a população de São Gabriel da Palha passou por um apagão que durou cerca de 4 horas sem energia elétrica; se não bastasse o calor os moradores da região próximo a Rua Nossa Senhora da Penha viveram momentos de tensão com a empinação de motos, tiros de descarga cadron e manobra perigosa na rodovia que fica na saída para Nova Venécia.

Moradores enviaram vídeos e várias mensagens ao Portal Momento relatando o som alto em um estabelecimento de venda de bebida alcóolica, motos com cadron “batendo raxa” e atirando pela descarga. “Está insuportável essa situação, agente liga pro 190 e ninguém atende, vamos fazer um abaixo assinado e enviar para o promotor, isso não pode continuar acontecendo aqui”, desabafou uma moradora.

“O proprietário do ponto comercial que alugou para esse negócio de Wiskie, precisa saber que isso prejudica os moradores, além da bagunça, essa venda e consumo de bebida alcóolica pela madrugada adentro, tem essas motos barulhentas, uma grande aglomeração de pessoas no asfalto, tá escrito que vai acontecer acidente com atropelamento e morto ali”, disse outro morador.

Segundo relato dos moradores, os barulhos das motos atirando pela descarga livre se confunde ao som de arma de fogo, “Agente não sabe se é tiro de verdade ou de descarga de moto, podemos tomar um tiro de bala perdida dentro de nossa casa, agente trabalha o dia todo e a noite quando vamos descansar não podemos pois é essa baderna na madrugada, as autoridades da cidade precisam tomar um providência, a começar pela Câmara Municipal, que precisa urgente voltar a lei fechamento de bares a meia noite como era antes, esse estabelecimento não pode continuar funcionando, aqui tem famílias de bem e não vamos permitir isso”, desabafou o morador Marcelo.

A reportagem solicitou informações da Polícia Militar, que informou que o policiamento ostensivo com viatura foi feito no local na hora do apagão, e registrado por meio de vídeos pelos próprios policiais. “O problema é que após a viatura passar começa a baderna. A viatura retorna o fica tudo tranquilo, não podemos deixar a viatura parada ali o tempo todo, os policiais precisam patrulhar todos os bairros da cidade”. A PM garantiu que vai reforçar o policiamento com equipes de Força Tática e sobre o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais que vendem bebida alcóolica compete a Prefeitura e Câmara Municipal.

Sobre a falta de energia, a empresa Santa Maria enviou uma nota informando a causa do “apagão”; veja a nota abaixo:

“A Santa Maria informa que, na noite desta sexta-feira, ocorreu um desligamento na linha 138 kV, de propriedade de outra distribuidora, que atende a subestação de São Gabriel da Palha, portanto, um evento externo ao sistema de distribuição da Santa Maria.

A causa da interrupção foi o rompimento de cabo entre São Gabriel da Palha e Nova Venécia. Com isso, os municípios de São Gabriel da Palha, Águia Branca, Vila Valério, São Domingos do Norte e região ficaram sem energia elétrica. Águia Branca e São Domingos conseguiram ser realimentados por outras subestações da Santa Maria. Os demais municípios ficaram duas horas sem energia.

A Santa Maria informa que está apurando junto à outra concessionária a causa do rompimento do cabo e a demora no restabelecimento”.

Categorias
GeralNotíciasPolicial