Geral

ONG de São Mateus que cuida de animais abandonados tenta renovar convênio com a Prefeitura e faz pronunciamento na Câmara Municipal

Em sessão realizada na última terça-feira (5), na Câmara Municipal de São Mateus, a presidente da ONG Voluntários Independentes “Pelo Amigo”, Maria da Conceição Gonçalves Felizardo, fez pronunciamento na tribuna livre e pediu apoio dos vereadores para que a Prefeitura assine um novo convênio com a ONG que cuida de animais abandonados, “Somos grupo de voluntários de São Mateus, que atuam de forma independente, movidos pelo amor aos animais, e que tem como subsídio as ações de doações”, destacou Conceição.

De acordo com a presidente, a ONG está passando por um período de instabilidade financeira, “Nossas despesas já ultrapassa R$15 mil reais por mês, e atualmente não contamos com um orçamento permanente, a instituição sobrevivem de doações e isso causa uma grande angustia”.

Importância do VIPA



Apesar da grande aceitação dos animais de estimação e do crescimento do número de pets por lares, o abandono ainda é algo muito presente na sociedade. Entre os principais motivos citados por pessoas que abrem mão de cães e gatos estão com gravidez na família, alergias e outras doenças, mudança de residência, filhotes indesejados, velhice do animal.

Como o abandono é diário e poucas cidades possuem planejamento previsto por lei para a vacinação e castração de animais de rua, além do encaminhamento para adoção, o que nota-se na maioria dos municípios brasileiros é um aumento populacional desenfreado de cães e gatos e, consequentemente, a propagação de possíveis zoonoses, já que os animais podem se tornar hospedeiros e transmissores de doenças, o que configura como caso de saúde pública.

Maria da Conceição relatou que ao longo de 2020, a ONG vinha recebendo recursos públicos através de um convênio com o Município, “Esse convênio nos dava segurança financeira. Hoje a associação não tem como se sustentar, estamos com dificuldade para alimentar e dar qualidade de vida aos animais”.

Vereadores na luta pelos animais

O vereador Cristiano Balanga ressaltou que o município quer assinar novamente o convenio, mas diante da legalidade e obrigação do contrato do convenio, há impedimento em renovação do mesmo, assim como foi relatado pela a própria Maria da Conceição presidente do VIPA. Os vereadores se colocarão a disposição serem os arquitetos que ira construir a ponte entre os problemas da VIPA e a solução. (fonte: São Mateus News)

Categorias
GeralSão Mateus