Brasil

Polícia Federal cumpre mandado de busca na residência oficial do governador do Rio, Wilson Witzel

| G1| A Polícia Federal cumpriu no início da manhã dessa terça-feira (26), mandados de busca na residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), as buscas foram requeridas pelo Ministério Público Federal (MPF) e autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além do governador Wilson Witzel a operação teve outros alvos, investigados sob suspeita de supostos desvios de dinheiro público na área da saúde.

Os investigadores da PF dizem que há “prova robusta de fraudes” e indícios da participação ativa de Witzel nos contratos suspeitos com os hospitais de campanha para combater a Covid-19. As informações constam na decisão do STJ que autorizou a ação, assinada pelo ministro Benedito Gonçalves.

A busca ocorreu no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, na casa onde ele morava no Grajaú e também contra a primeira-dama Helena Witzel, entre outros endereços. Aparelhos celulares e computadores foram apreendidos. A operação tem como um dos alvos a organização social (OS) Iabas, responsável pela construção dos hospitais de campanha ao custo de R$ 835 milhões e que ainda não foram entregues.



Ainda de acordo com o ministro do STJ, os procuradores “afirmam a existência de prova robusta de fraudes nos processos que levaram a contratação do Iabas para gerir os hospitais de campanha no Rio de Janeiro, tudo com anuência e comando da cúpula do Executivo”.

O acerto teria ocorrido, conforme a investigação, com orçamentos fraudados para serviços de montagem e desmontagem de tendas, instalação de caixas d’água, geradores de energia e piso para a formação da estrutura das unidades. A investigação é feita em conjunto pelo MPF e pelo Ministério Público estadual. Outra suspeita é a decisão de Witzel que permitiu o poder público voltar a contratar a Organização Social (OS) Unir Saúde, que seria ligada ao empresário Mário Peixoto, preso no início do mês em mais uma etapa da Lava Jato no RJ.

De acordo com a PF a empresa havia sido desqualificada, mas o governador assinou a revogação da desqualificação. O MPF afirma que há “indicativo de possível ajuste ilícito entre Mário Peixoto com o governador, com base numa interceptação telefônica.

Mário Peixoto é ex-deputado e dono de empresas que possuem contratos, como o de fornecimento de mão de obra terceirizada, com os governos estadual desde a gestão de Sérgio Cabral, cresceu durante o governo de Luiz Fernando Pezão e presta serviços ao governo de Wilson Witzel e está em unidades do governo federal.

O que diz o governador

“Não há absolutamente nenhuma participação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará.

A interferência anunciada pelo presidente da república está devidamente oficializada. Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos. Não abandonarei meus princípios e muito menos o Estado do Rio de Janeiro”.

O que diz o Iabas

“A direção do IABAS esclarece que forneceu às autoridades todas as informações e documentos solicitados e está à disposição para quaisquer novos esclarecimentos. O objetivo do IABAS é promover o melhor atendimento às vítimas da COVID-19 e salvar vidas”.

Categorias
BrasilNotíciasPolítica
------- PUBLICIDADE -------

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


silk pantiescolored contactscolored contact lensesmakeup brushescolor contactsnail stickerscolor contact lenseshalloween contactscoloredcosplay contactsprescription colored contactsred contactsblack contactsbuy contact lenses onlineblue contactsnon prescription colored contactshalloween contactshalloween contact lensesanime halloweenprescription halloween contacts