Notícias

População de São Gabriel da Palha reclama que ligação para o 190 cai em Nova Venécia e dificulta contato com a polícia local



PUBLICIDADE



Há alguns meses o Portal Momento vem recebendo como sugestão de pauta  de leitores a dificuldade de contato da população com o 190, número de emergência da Polícia Militar. A reclamação é que o cidadão quando liga para o 190, a ligação é direcionada para o Batalhão da Polícia em Nova Venécia, e isso tem dificultado o contato da população gabrielense com a polícia local.

Uma mulher que foi vítima de roubo recentemente contou que teve seu aparelho celular roubado durante um assalto, e que desesperada pediu o telefone de uma pessoa que passava na rua e ligou para o 190, segundo ela a ligação caiu em Nova Venécia, e o policial que a atendeu pediu que ela ligasse para o telefone fixo da Companhia de São Gabriel da Palha. “Eu estava desesperada, tinha acabado de ser assaltada e não tinha nem telefone e nem crédito para ligar, tive que pegar uma carona e ir até o DPM, nesse tempo os ladrões já estavam longe”, desabafou.



O assuntou também já foi cobrado na Câmara Municipal durante pronunciamento dos vereadores Leandro Bragato e Luiz Vial, que pediram uma atenção do comando da PM em relação a essa situação, para que as ligações de São Gabriel da Palha voltem a cair na Companhia da polícia, e não no Batalhão em Nova Venécia.

O Portal Momento fez uma simulação, e ligou para o 190 informando que em frente à igreja católica matriz havia uma grupo de moradores de rua, e dois deles estavam brigando, sem saber que a ligação era da reportagem, o policial que atendeu a chamada pediu para que fosse feito contato com o telefone fixo da companhia, passando o número e desligou a ligação. A mesma situação vem acontecendo com as ligações feitas de Vila Valério.



Em seguida, voltamos a ligar e após identificarmos como imprensa, perguntamos qual era o procedimento sobre as ligações de São Gabriel da Palha  que estavam caindo em Nova Venécia, o policial disse que a solicitação é anotada e repassada para a companhia de São Gabriel, que envia uma viatura ao local da ocorrência. Questionamos a ligação anterior e dissemos que era uma simulação pois estávamos produzindo reportagem sobre a recusa de atender a demanda quando identificada que é de São Gabriel da Palha. O policial disse para procurarmos o comando da unidade.



A mesma reclamação também existe dentro da própria PM, policiais reclamam que desde a mudança a população tem falado menos com a polícia, “Antes agente recebia muita denúncia pelo 190, imediatamente era averiguado e muitas prisões em flagrante e apreensão de drogas e foragidos eram feitas, agora com essa mudança tem reduzido para zero as ocorrências de denúncia, porque é mais fácil o cidadão ligar 190 do que se expor a vir até a Companhia ou à delegacia para fazer a denúncia”., disse um policial que pediu para não ser identificado.

Fizemos contato com a assessoria do 2º Batalhão de Nova Venécia, mas não tivemos retorno, mesmo assim deixamos aberto para que o comando se manifeste caso queira. O comandante da Polícia Militar em São Gabriel da Palha, capitão Cleiton informou que está no período de férias e que era para procuramos o tenente Lima, que responde pelo comando. O tenente então informou que algumas vezes para facilitar a comunicação com o solicitante, o atendente do Copom pede para ligar para o telefone fixo da Companhia 27 3727-2442.


Categorias
NotíciasPolicialSão Gabriel da Palha
FACEBOOK
PUBLICIDADE
------- PUBLICIDADE -------

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Close Bitnami banner
Bitnami