Geral

Suposta aparição do fenômeno “Mãe do ouro” é visto no interior de São Gabriel da Palha

Um caso curioso e inusitado foi registrado em São Gabriel da Palha na tarde dessa terça-feira (13), uma espécie de “bola de fogo” surgiu próximo a uma lavoura no córrego Bley. O repórter Wanderson Rubim foi atrás de explicações sobre o caso. “Conhecido popularmente como “mãe do ouro” é um lenda que conta que supostamente existe uma bola de fogo que com sua presença mostra a localização de jazidas de ouro. Os antigos acreditam que onde ela desaparece é um lugar onde está escondido grande quantidade de ouro, daí o nome de “mãe do ouro”.

Existe uma variação do mito que diz que esta bola se transforma numa bela mulher, loira que reflete a luz do sol e tem um vestido de seda branco que voa pelos ares”, citou o repórter com base em pesquisa e dito popular. Outra variação da lenda é que trata-se fenômeno ufológico, que esse ovinis aparece em locais de grande energia mística. O que muitos acreditam é que a mãe do ouro aparece para alertar sobre o local e para que não haja a destruição do mesmo.

Por outro lado, a ciência dá a explicação para esse fenômeno com o nome de fogo fátuo, originado pela decomposição de materiais orgânicos, ocasionando a queima do gás metano em forma azulada e outra explicação e a liberação de gases provenientes da oxidação do ouro. Atualmente, a mãe do ouro tem diminuído suas aparições, devido ao desmatamento, segundo alguns cientistas. “Antes, a mãe do ouro aparecia mais constantemente. Ela não é avistada na zona urbana, em meio às construções, mas somente na zona rural”, destacou.

Após a repercussão do vídeo nas redes sociais, um morador disse que esse caso é apenas o reflexo do sol em uma máquina agrícola que estava estacionada próximo do local. *Matéria atualizada em 14/06/2023 ás 18:09h.

Categorias
GeralSão Gabriel da Palha