Esp. Santo

Prefeitura de Vitória divulga relação de aprovados no concurso da Guarda Municipal

Guarda Civil Municipal

A tão aguardada lista de aprovados para o concurso da Guarda Civil Municipal de Vitória foi divulgada, na noite desta segunda-feira (14), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do processo seletivo.

A relação conta com 117 aprovados, que irão entregar documentação e, posteriormente, serão convocados a participar do Curso de Formação de Guarda (CFG) de Vitória, também de caráter eliminatório.

“A atual gestão da Prefeitura de Vitória fecha uma lacuna de 14 anos sem concursos para Guarda de Vitória e dá mais um passo importante no reforço do efetivo da corporação que desempenha papel estratégico na segurança pública e viária da capital. Temos investido na estrutura, nos equipamentos e também nas pessoas que formam esta instituição”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.

O concurso visa preencher 100 vagas imediatas e formar cadastro de reserva. O certame contou com prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. Agora, os aprovados terão que apresentar a documentação solicitada para, só então, dar início a mais uma etapa eliminatória: o Curso de Formação de Guarda (CFG).

Formação 

O Curso de Formação de Guarda (CFG) de Vitória contará com disciplinas como legislação, técnicas de abordagem, armamento e tiro, policiamento comunitário e viário, entre outros conteúdos obrigatórios para guardas municipais.

O currículo atende à Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – exigida a nível nacional – e à Portaria 966/22 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), habilitando os alunos a atuarem tanto na segurança urbana quanto na segurança viária.

As aulas começarão no próximo dia 11 de agosto, com previsão de término em dezembro. O curso tem carga horária total de 798 horas e será realizado pela Academia de Formação da Guarda de Vitória.

“Sabemos que estamos trazendo uma nova geração para dentro da corporação, que está ansiosa para receber os novos componentes. O CFG Vitória é um processo formativo que vai capacitá-los em conhecimentos teóricos e práticos, além de moldá-los a fim de atuarem em excelência enquanto profissionais da Guarda Municipal”, destaca Annelise Alves, gerente da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap), responsável pelo CFG.

A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, vê como mais um avanço. “Com a entrada dos novos guardas, vamos ampliar ainda mais nossa capacidade de atuação, reforçando as nossas ações de patrulhamento, proteção escolar, fiscalização de trânsito, fortalecendo a presença da Guarda de Vitória junto às comunidades”, disse.

Categorias
Esp. SantoGeralSegurançaVitória