Artigo

Como checar se está tudo certo antes de comprar um imóvel em Vitória

Não transforme seu sonho em um pesadelo, confira estas dicas

Para milhares de pessoas, comprar um imóvel é a coisa mais importante em suas vidas. Não é diferente no Brasil, principalmente pelo grande número de famílias que não possuem sua própria propriedade e a desejam. Diversas pessoas compram imóveis em Vitória guiados pelos sentimentos e não pela razão, e isso pode ser perigoso.

Você deve ter cuidado ao comprar imóveis novos ou usados, pois existem várias situações que podem levar à abolição do negócio, como documentos falsos, simulações, defeitos em negócios jurídicos, etc. Quem pretende procurar por casas à venda em Vitória precisa do apoio de um bom corretor e da ajuda de um advogado, porque o contrato para assinar não é tão simples como a maioria das pessoas pensam, embora em nosso país exista uma “regra” de que quase não há participação de um advogado na conclusão de uma transação imobiliária que envolva a compra e venda de imóveis que merecem maior atenção das partes interessadas.

Antes de assinar um contrato é preciso estar ciente de várias etapas para evitar transformar seu sonho em um grande pesadelo, desde a análise da propriedade e dos documentos do vendedor até uma inspeção completa. no setor imobiliário, de preferência na companhia de um engenheiro civil. No entanto, a conclusão convincente é que qualquer aquisição de imóveis sempre apresenta riscos que podem levar a compras mal sucedidas; existem fatores importantes a serem considerados para minimizá-las radicalmente.



Localização e arredores: visite a rua em que a propriedade está localizada para garantir que ela seja calma. Caminhe ao redor para encontrar distâncias a pé para encontrar padaria, açougue, supermercados, farmácia, salão de beleza, shopping center, parque, escolas, hospital etc.

Orçamento: é necessário realizar uma análise financeira adequada ao tipo de imóvel adquirido, seja ele usado, novo ou no local. Os preços por metro quadrado de imóveis em bairros de luxo são mais caros em comparação com os preços em bairros mais simples. Infraestrutura, localização, tipo de estrutura e acabamento são apenas alguns dos fatores que afetam o preço de um imóvel. Portanto, caso queira comprar apartamento em Vitória pesquise muito antes os preços e esses fatores.

Documentação sobre a propriedade: A propriedade, se usada, deve ter a documentação em ordem. Os elementos a serem verificados pelo comprador são: um número de registro atualizado, para verificar se o proprietário realmente o está vendendo e se o imóvel não apresenta cobranças como hipoteca, apreensão, depósito, certificado atualizado do IPTU, para verificação de que o imóvel possui dívidas com a Prefeitura, negativo e certificado atualizado de impostos municipais, sob a responsabilidade do vendedor; uma declaração de não dívidas no condomínio, no caso de imóveis localizados em um condomínio,

Examinar perante cada entidade pública se a propriedade a ser adquirida foi considerada de uso público. Vale lembrar que, no caso de dívidas relacionadas a impostos ou a existência de dívidas em condomínios, a propriedade é responsável por elas devido à existência de um passivo relevante, ou seja, passivos por coisas. Trata-se de uma obrigação que liga a propriedade ao domínio e, dessa forma, o comprador assume a responsabilidade pelo pagamento da dívida ao credor, sob pena de perda de propriedade. Dessa maneira,juridicamente falando, não faria sentido colocar a responsabilidade nessa ou aquela pessoa, uma vez que a pessoa responsável por esse tipo de dívida é a propriedade; portanto, a necessidade real do comprador não isenta o vendedor da obrigação de fornecer todos os certificados imobiliários, não importa quanto tempo e burocrático isso seja. Este procedimento pode ser.

Faça uma inspeção visual da propriedade: uma boa análise da propriedade usada pode revelar defeitos não identificados pelo vendedor.

Vaso sanitário e torneiras: enxágue e abra as torneiras para deixar a água correr por um certo tempo. Se a água tiver a cor típica da ferrugem, é um aviso de que o tubo está velho e pode precisar ser modificado.

Pintar paredes e tetos: vestígios de tinta fresca podem esconder mofo ou infiltrações leves, especialmente em banheiros e lavanderias.

Preste atenção à aparência da fachada: uma fachada com aparência ruim pode revelar que a reforma está prestes a ocorrer. Leve em consideração que a renovação da fachada pode levar alguns meses e a avaria levará vários anos.

Telhado: em casas antigas, se possível, verifique se há ladrilhos ou cupins quebrados ou soltos na floresta.

Armários: se você estiver pensando em usar armários que já estão na propriedade, esteja ciente da presença de poeira acumulada, pois isso pode revelar a existência de cupins no ambiente.

Existe um risco envolvido em qualquer compra de propriedade, mas se o comprador tomar as medidas necessárias de acordo com as diretrizes acima, a probabilidade de ocorrência de qualquer problema será muito menor.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como checar se está tudo certo antes de comprar um imóvel!

Comentar
Categorias
ArtigoGeralNotícias
------- PUBLICIDADE -------

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Close Bitnami banner
Bitnami