Notícias

Eclipse lunar pôde ser visto de São Gabriel da Palha

Assim como em várias localidades do território brasileiro que teve dentro da faixa do planeta com visão do eclipse lunar parcial na noite dessa terça-feira (16), os moradores de São Gabriel da Palha puderam contemplar o fenômeno que acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham nessa ordem e, assim, o planeta faz uma “sombra” na imagem do satélite natural.

O fenômeno desta terça-feira pôde ser observado em toda a América do Sul, África, Europa, Ásia e Oceania, um fato cirioso é que o eclipse aconteceu na mesma data em que se celebram os 50 anos do lançamento da missão que levou o homem à Lua. A fase da umbra, quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua, teve início às 17h01 (horário de Brasília), e durou até por volta das 20h. Nas redes sociais várias fotos foram postados sobre espetáculo natural.

Este é o último eclipse lunar do ano, o mundo verá o próximo eclipse total da lua apenas em 2021, com possibilidade de observação parcial no Brasil. Outros fenômenos parciais acontecem antes, mas no país um eclipse total plenamente visível ocorrerá apenas em 16 de maio de 2022.

Categorias
Notícias
FACEBOOK