Em destaque

Jaqueline Moraes assume o Governo do Espírito Santo pela primeira vez

Acontece nesta sexta-feira (20), o ato simbólico de transmissão do cargo à vice-governadora Jaqueline Moraes. Ela assume a chefia do Poder Executivo estadual por uma senana, em decorrência da viagem oficial do governador Renato Casagrande à Itália. Casagrande integra a comitiva que participa da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomacc) 2019.

Pela primeira vez desde o período colonial, uma mulher vai assumir o governo do Espírito Santo.”O governador é um empoderador de mulheres. Para mim, como mulher, assumir essa posição é motivo de muita alegria. Só tenho uma coisa a dizer: nós temos um maestro e vamos com certeza manter o ritmo que ele tem colocado no governo”, comemorou a vice.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jaqueline Moraes nasceu no Rio de Janeiro e veio para o Espírito Santo aos 12 anos de idade. A vice-governadora já foi vereadora em Cariacica. “É um marco histórico na estado do ES. É uma alegria, principalmente porque estamos lutando a cada dia para que as mulheres ocupem cada vez mais lugares de destaque”, complementou.

História

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma mulher já esteve à frente do Espírito Santo: Luiza Grimaldi, no século XVI; porém na época o Brasil era colônia de Portugal. Assim, na prática, Jaqueline Moraes é a primeira a atuar como governadora no Estado desde que o país tornou-se uma República.

O historiador e comentarista da Rádio CBN Vitória, Fernando Achiamé, destaca que, na época de Grimaldi, o Espírito Santo ainda era uma capitania. “Ela era viúva do donatário Vasco Fernandes Coutinho Filho”, disse. Por isso, recebeu a missão de ser donatária da capitania após a morte do marido.

Solenidade de Transmissão do Cargo
Data: 20 de setembro (sexta-feira)
Horário: 13h
Local: Gabinete do Governador – Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, Centro – Vitória)

Categorias
Em destaqueEstadoPolítica
FACEBOOK