Artigo

Nesse período pandêmico, você lembrou de se proteger da dengue?

Com a pandemia do novo coronavírus, os meios de comunicação se concentraram em informar a população sobre as medidas de prevenção da Covid-19 e com isso outras doenças que também precisam de determinados cuidados e boas formas de prevenção acabaram ficando em segundo plano, em virtude da gravidade da Pandemia vivenciada. Com a volta das atividades, os casos de Dengue voltaram a crescer, porém com número reduzido em relação ao ano anterior. Algumas cidades do Brasil já estão em estado de alerta, investindo em campanhas e outras medidas profiláticas, principalmente nesse período chuvoso (BRASIL, 2021).

A dengue é causada por um arbovírus transmitido pelo mosquito Aedes Egypti. Os sintomas mais comuns são dores no corpo, nas articulações e febre. Os cuidados para diminuir o avanço da doença está diretamente relacionado a práticas de educação ambiental que diminuam a proliferação do mosquito transmissor, sem o qual, o vírus não é transmitido. As estratégias de combate a dengue envolvem os cuidados com o ambiente, evitando e monitorando espaços com água parada, em residências rurais e urbanas. Percebemos uma negligência por parte das pessoas que descartam os resíduos como material plástico, seja um pacote de biscoito ou uma garrafa de refrigerante em qualquer local, o que vem a se tornar um foco para o mosquito da dengue. Para evitar contaminações futuras, evite água parada, por menor que seja o recipiente, cuide da sua casa, das plantas, dos resíduos sólidos, uso de inseticida e repelente e cortinados, manter sempre a caixa d’água e latas de lixo fechadas. Pratique a proteção para você, sua família e sua cidade!

Referências:



BRASIL, Ministério da Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico: Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas causados por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes (dengue, chikungunya e zika), semanas epidemiológicas 1 a 29, 2021. Brasília, 2021.

MASCARENHAS, Márcio Dênis Medeiros. BATISTA, Francisca Miriane de Ara[újo. RODRIGUES, Malvina Thais Pacheco. BARBOSA, Ocimar Alencar Alves. BARROS, Varuska Cavalcanti. Ocorrência simultânea de COVID-19 e dengue: o que os dados revelam?. Cadernos de Saúde Pública [online]. v. 36, n. 6, Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00126520>. ISSN 1678-4464.

Categorias
ArtigoGeral
Facebook Pagelike Widget
------- PUBLICIDADE -------