Economia

Sicoob promove parceria para melhorar produção de café no Estado

Os cafeicultores vão receber uma recomendação técnica de fertilização para a sua lavoura durante um ano safra

Quem trabalha no campo sabe que as condições do solo interferem diretamente na qualidade da produção agrícola da propriedade. Por isso, investir no melhoramento do plantio é uma tarefa vital para uma colheita satisfatória. Com o intuito de aperfeiçoar os processos produtivos do café no Espírito Santo, o Sicoob ES uniu-se ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) e à empresa Fertilizantes Heringer em um projeto para estimular a análise de solo pelos cafeicultores. As coletas de amostras serão acompanhadas pela Projago, empresa júnior de agronomia da Ufes/Ceunes.

Após a análise, os cafeicultores vão receber uma recomendação técnica de fertilização para a sua lavoura durante um ano safra. Segundo os especialistas, a amostragem correta propicia um diagnóstico exato dos pontos fortes e deficiências do solo de cada propriedade.

Bento Venturim, presidente do Sicoob ES e do CETCAF, afirma que o engajamento das instituições em projetos como esse permite a contribuição no desenvolvimento dos empresários que atuam na produção cafeeira capixaba, que representa grande parte da agricultura do Estado.

“A melhoria do processo de produção do café fortalece a economia local e proporciona o crescimento das comunidades onde os agricultores estão inseridos. Para o Sicoob, que tem suas origens no segmento rural, esse resultado se traduz como o cumprimento de nossa missão”, destaca Venturim.



Treinamento

A partir desta terça-feira (20), o Sicoob ES inicia o treinamento de boas práticas de preparo de solo em São Gabriel da Palha, onde o programa será lançado. A instituição financeira cooperativa também vai viabilizar a análise de solo das propriedades dos produtores de café que participarem da capacitação. Outros municípios incluídos na ação são Nova Venécia (21), Jaguaré (22), Pinheiros (27), Governador Lindenberg (28) e Linhares (1º/3).

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 235 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Por: Vera Comunicação

Categorias
EconomiaEstadoNotícias
Facebook Pagelike Widget
------- PUBLICIDADE -------